Game of Thrones – Quinta temporada (até agora)

gots05Então, adivinhem só o que me deu vontade de fazer hoje? Exatamente, uma “resenha” de Game of Thrones!

A última foi em… nem me lembro mais. Não me empolguei o suficiente com a temporada anterior para fazer uma resenha capítulo-por-capítulo, como de praxe. Aliás, nem mesmo nessa. Não tive muito a dizer dos capítulos especificamente, mas tenho tantas impressões soltas sobre os primeiros episódios que resolvi juntar tudo.

Primeiro, os quatro primeiros episódios vazaram na internet, então o que vou dizer pode ser notícia velha. Para mim não é, já que não baixei, não fui atrás, tou vendo legalmente e paramos ontem no episódio 4. Novidades para todo mundo só a partir de semana que vem.

Segundo, agora estamos todos no mesmo barco. Quem leu os livros, quem não leu, quem só acompanha os spoilers pela internet. Sobraram poucos plots em aberto do quinto livro e sinceramente, quero saber como essa história se encerra, quero novidades, quero ser surpreendida!

Mas, sem mais delongas, vamos aos comentários gerais.

* O autor George R. R. Martin crê que o novo livro será lançado em 2016. Estou muito confiante com essa afirmação, até porque esse é o momento da virada, essa é a hora em que a obra passa das mãos dele para outros autores darem sua interpretação total a ela, não apenas adaptando pontos específicos. Ele não vai querer ficar para trás (tanto que recentemente soltou um capítulo da Sansa), já anunciou que não comparecerá em eventos aos quais normalmente iria e ano que vem se completam cinco anos do lançamento do livro anterior. Ou seja: o cenário está totalmente favorável para o lançamento. Apesar de só crer vendo, eu quero acreditar.

* De qualquer forma, o terceiro episódio mostra que todos estamos no mesmo barco: acabaram os spoilers. Ainda que haja ao menos três situações impactantes que ocorrem no quinto livro e VÃO acontecer na série, os motivos para esses acontecimentos serão diferentes. Ninguém está mais no Kansas, nem leitores, nem espectadores.

* Sobre o pessoal do “já li os livros, já sei o que acontece”? Ao que parece, o jogo virou…

* Já debatemos muito que o quarto e o quinto livro (em especial o último) são bastante problemáticos. A série de TV está jogando na cara o tanto de tramas inúteis e descartáveis que poderiam ser condensadas em algo mais coeso, fosse essa a intenção do autor. Sinceramente? Tirando Asha Yara Greyjoy não sinto falta nenhuma do clã pirata. Nenhuminha. Não precisam gastar um minuto de cena com eles (e se Asha for tão relevante assim para planos futuros, poderá ser acionada mais tarde já que já foi introduzida na série). De Dorne, só lamento a ausência de Arianne Martell, apesar de, após iniciada a temporada, entender a escolha dos autores (seria complicado a essa altura da série de TV introduzir uma personagem completamente nova, quando há outra já contratada, apresentada e estabelecida que poderia servir de fio condutor para a trama de Dorne, ainda mais levando em consideração que muito será enxugado. Não teremos Quentin Martell, acho muito difícil termos Griff e Jon Connington, então foi uma perda necessária). Lady Stoneheart, apesar da choradeira da internet pela ausência, acho um personagem tão perdido no meio de todo o resto que acho que não deveria existir nem nos livros. Enfim.

Tudo bem, Westeros é legal, os personagens são legais (e de vez em quando fico lendo debates sobre personagens quinquenários, teorias louquíssimas sobre gente cuja existência na obra é passageira ou irrelevante). Seria muito, mas muito melhor se o autor juntasse esses personagens interessantes em contos avulsos, como o Dunk & Egg (que é maravilhoso) ou outros esparsos em antologias do que deixar a história tão complexa e cheia de gente que agora ele está sendo engolido por ela.

*A única trama nova que achei bastante wtf foi Jaime Lannister ir para Dorne. Mas vamos ver o que será feito disso. Aliás, achei as Sand Snakes entre o desnecessário e o ridículo, elas ainda precisam dizer ao que vieram na série de TV.

* Mas vejam só o tanto de coisa que pode ser cortada sem dó nem piedade e fará pouquíssima diferença na soma final (para nem falar dos milhares de capítulos de “crime ocorre nada acontece feijoada” do quinto livro): um monte de trocas de bebês, a viagem de Sam à Cidadela (apesar de achar que tirarão Sam e Gilly da Muralha antes do fim da temporada), Lord Manderly (apesar da manutenção da Grande Conspiração do Norte), os demais personagens citados acima, a viagem de Jaime Lannister a Correrrio (o que não faria sentido e tomaria um baita tempo na série de TV)… Tem muito purista chiando pela internet, mas a série para mim só evidencia o quanto do livro é perfumaria, acessório, e que não fará assim tanta diferença no fim das contas.

* Gosto que finalmente os personagens, que andavam separados, estão se juntando: metade do elenco está no Norte, Daenerys finalmente receberá visitas, os demais personagens estão em Porto Real. Arya é a exceção e não sei como ela será reinserida na trama principal, mas como acho que esse também será um problema gigantesco para os livros, aguardemos.

* AMEI o retorno de Jaqen H’gar. Não esperava e AMEI.

* Quanto às mudanças da série, alguns pontos polêmicos a seguir:

* Destino da Sansa: completamente alterado. E, a princípio, gostei muito sobre em qual trama ela foi inserida. A trama dela acabou nos livros, então ela ficaria em suspenso? Sumiria por uma temporada como o Bran, levando junto dela um personagem tão importante como Littlefinger? De todas as coisas que ela poderia fazer, se levarmos em consideração o esforço de condensação das tramas, acho a melhor saída. Idem para Brienne (e parece que ambas se encontrarão novamente no futuro – e que é outra personagem que simplesmente estou amando o destino dado na série de TV). Não acredito que ela passará o mesmo que Jayne Poole passou (que é uma expectativa geral dos fãs da série – para o bem ou para o mal). Aliás, ao menos até agora o Ramsay parece bem apaixonadinho por ela. Vejamos.

* Brienne: eu AMO a representação da personagem na série. AMO. Primeiro porque é uma das minhas favoritas nos livros (e aparentemente também é dos produtores), segundo porque gosto como na série deixam explícitas todas as contradições dela (como a Arya deixou bem claro temporada passada). Acho interessante como, na série de TV, ela está numa jornada para saber quem, afinal, ela é. E Podrick também está se tornando um personagem muitíssimo interessante (e me parece que tem muito do Ser Duncan nele, ou ao menos pareceu em sua última aparição). E, como já disse, a menos que a maré mude muito no sexto livro e adiante, tendo a gostar mais do destino final dela na série de TV.

* Paternidade de Jon Snow: ao que parece na série de TV TODO MUNDO ou sabe ou desconfia, né? O intérprete do Littlefinger atuando demais e confirmando a teoria só com uma expressão facial é um bônus especial para os leitores. E Stannis pontuando que Ned Stark não era um homem de bastardos…

* Coisas que não fazem sentido e me pergunto desde a temporada passada: ao que parece tá todo mundo OK com a Gilly (mulher, em namorico com Sam) estar hospedada em Castle Black, né? Nos livros ao menos tinha algum fundamento (várias mulheres selvagens acabaram acampadas lá), mas na série de TV…

* Princesa Shireen Baratheon: AMORAMORMUITOAMOR. POR FAVOR, DEIXEM-NA VIVER! (e ser prometida a Rickon Stark e reinar o Norte posteriormente).

* Mortes não ocorridas nos livros: apesar de ter ficado p da vida com uma delas, não me incomodam por enquanto. Espero que esse POR ENQUANTO continue, porque vi um suposto spoiler que, se confirmado, vai ser de doer e muito…

Por enquanto, era isso que gostaria de pontuar. Um último comentário é sobre a choradeira de “destruíram os livros! Isso não acontece nos livros!”. É tão difícil abstrair que são duas histórias diferentes e que, pela diferença de mídias, não podem ser contadas da mesma forma? Minha adolescência otaku de “anime x mangá” me preparou para isso. Não tem nem COMO ser uma transcrição literal, nem se os produtores se esforçassem para isso. Então reclamem menos e abstraiam mais. Ou se a série de livros é tão intocável assim (e não acho que seja), não vejam e não se estressem, né.

***

Até a próxima!

Anúncios

One Response to Game of Thrones – Quinta temporada (até agora)

  1. Republicou isso em Eu Vivo a Melhor Idadee comentado:
    NÃO SEI NÃO , MAS ESTOU ACHANDO MEIO SEM GRAÇA ESSA QUINTA TEMPORADA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: