Desafio Volta ao Mundo
20/01/2015 6 Comentários
Ano-novo, nada melhor do que começarmos com um desafio literário novo!
Na verdade, não iria tornar um desafio público, mas, provocada pelo Luan, resolvi escrevê-lo.
Uma coisa que falo muito aqui no blog e recomendo para qualquer leitor: saiam da lista dos mais vendidos. Saiam dos best-sellers e autores óbvios. A gente acaba se fechando tanto no mais do mesmo que não enxerga o resto, acaba entrando num loop de ler eternamente o mesmo tipo de coisas (até porque acaba sendo mais fácil). E nem precisa ir muito longe para encontrar esses autores: indo para um nível ainda pop, mas que sai do best-seller, já achamos ótimos autores e que nos darão o diferente (dois exemplos óbvios: Haruki Murakami e Chimamanda Adichie. São autores pops, acessibilíssimos e que já saem dos mesmos autores e temas batidos). Nós também temos a tendência (enorme, gigante) de consumir muita literatura anglófona e… ignorar o resto. Ou deixar de ver o que mais há fora disso.
Então chegamos ao nosso desafio: a volta ao mundo!
Temos uma versão simples (são só sete livros, coisa bem pouca para um ano inteiro) e uma um pouco mais elaborada, então vamos lá: ler um livro de cada parte do mundo no ano, divididos da seguinte forma:
– Um livro brasileiro
– Um livro da América do Sul
– Um livro da América Central/do Norte (EXCETO Estados Unidos)
– Um livro da Europa (EXCETO Reino Unido)
– Um livro da África
– Um livro da Ásia
– Um livro da Oceania.
Estão vendo? É muito simples 🙂
A versão completa seria a seguinte:
– Um livro brasileiro
– Um livro da América do Sul
– Um livro da América Central
– Um livro da América do Norte (México ou Canadá)
– Um livro do Reino Unido que não venha da Inglaterra
– Um livro da Europa ocidental
– Um livro do Leste europeu
– Um livro do Oriente Médio
– Um livro do Leste asiático
– Um livro da África saariana
– Um livro da África subsaariana
– Um livro da Oceania
– PLUS: um livro das ilhas do Pacífico
É MUITO SIMPLES o desafio. E entra num processo muito legal de procurar novas vozes na leitura, sobre o qual sempre falamos e voltaremos a falar. Quem quiser acompanhar, sinta-se convidado!
***
Até a próxima!
Sugestão minha de livro sul-americano: Huasipungo, de Jorge Icaza. Equatoriano, muito bom — mas que vai te deixar com muita raiva da vida.
Adorei a ideia, vou fazer no meu blog, se importam de eu colocar o link daqui no post?
Não, de forma alguma, pode pôr!
Muito obrigado:http://litera-geek.blogspot.com.br/2015/03/desafio-literario-volta-ao-mundo.html
Pingback: cost games
Pingback: Meio Sol Amarelo – Chimamanda Ngozi Adichie | Leitura Escrita