Férias

feriasVocês, como leitores, têm épocas em que não conseguem nem olhar para um livro? Pois é, eu tenho.

Adoro ler, é meu passatempo predileto (bom, acho que é meio óbvio), o que não significa que não tenha outros passatempos ou interesses e às vezes a diversão solitária de um livro não é o que desejo. Quero algo mais dinâmico como um filme, um jogo, um passeio, um esporte. Ou mesmo se não vou sair de casa ou fazer nada em especial: às vezes meu cérebro simplesmente está cansado demais para absorver literatura e pede férias de livros.

Ainda mais porque trabalho com leitura, interpretação de texto e às vezes tudo o que NÃO quero depois de um dia cheio de trabalho é ver um livro na minha frente, quando mais algum mais complexo que exija mais concentração. Lembro-me de um ano especialmente apertado da universidade, quando li oito livros de ficção em um ano inteiro. Muito mais do que a média nacional, eu sei, mas muito pouco para qualquer clube de amante de livros.

Hoje estou mais tranquila quanto a isso (a única coisa que invejo é velocidade de leitura, vejo essas pessoas que leem 100 livros por ano e acho a coisa mais utópica e impossível do mundo @_@), até porque para nada na vida existe fórmula, prazo ou jeito certo. Mais do que isso: se um prazer vira obrigação, ele imediatamente deixa de ser prazer. Se é forçado, perde o encanto. Então… para que forçar quando o corpo e a mente pedem outra coisa?

Aproveitei as férias, fiz outras atividades, recebi outros estímulos e finalmente estou conseguindo pegar livros novamente, de leve, aos poucos, querendo compatibilizá-los com mais um mundo de possibilidades.

Começar o ano aos poucos então, desenjoando dos livros e buscando o novo!

***

Até a próxima!

Anúncios

One Response to Férias

  1. Vitória says:

    Concordo! Às vezes temos que dar um descanso na leitura… Eu também adoro ler, não vejo isso como uma obrigação, mas estou aproveitando as férias de diversas outras formas…
    Fiz um blog: http://culturacomleitura.blogspot.com.br/
    Gostaria da sua opinião, já que o blog também fala de leitura…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: