A Sombra no Sol – Eric Novello

A resenha deste livro tem de começar por alguns dados objetivos bem interessantes: ele faz parte de um projeto multimídia bem interessante, no qual o e-book foi lançado antes do livro de papel e cuja pré-venda dava direito ao e-book exclusivo Dias Nublados (não, não tenho, chuif! Tenho de editar a resenha depois…). Infelizmente, não tenho e-reader e além de tudo detesto ler no computador (hábito que pelo visto precisarei rever nos próximos anos), então só pude ler a edição de papel lançada algum tempo depois. Mas vale a iniciativa, até porque, como disse, o meio eletrônico cada dia mais deixa de ser promessa e vira realidade, que deve envolver todos os sujeitos do processo de leitura: o autor, o editor, a editora, o leitor. Esses primeiros experimentos mostram o novo caminho a ser seguido – e é bom que se repliquem cada vez mais, até para teimosos tradicionalistas como eu se dobrem às novidades 😦

O autor, Eric Novello, velho conhecido aqui do blog (e sou fã mesmo!), parecia a pessoa ideal para encampar o projeto: além da qualidade de seu texto, é alguém que gosta de testar aquilo que a tecnologia, multimídia e transmídia tem de especial para oferecer à experiência de leitura. Também bem legal a editora Draco levar o projeto adiante, um salto para frente bem legal.

Este é um livro de contos curtos que tinham sido originalmente publicados ao longo dos anos no site pessoal do autor e que dizem respeito a um personagem realista em suas desventuras cotidianas. O personagem, abandonado pelo autor, recebeu uma segunda chance, que se dá simbolicamente pelo link aos personagens de seu romance anterior, Neon Azul, que guiará interlúdios entre os contos capazes de conectar a vida do personagem entre seus relatos.

(mais do que isso: une o universo fantástico do bar ao realismo urbano contemporâneo).

Se Neon Azul era um livro que fazia referências ao elemento fantástico na realidade marginal de um clube noturno, A Sombra no Sol é um texto focado no mesmo ambiente, mas em sua faceta realista: é a história de uma criatura da noite, o garoto de programa Ícaro, e uma fatia das suas vivências.

A vida de um garoto de programa nada tem de glamourosa: há o sentimento por alguns de seus clientes, correspondido ou não (como não se envolver numa profissão que lida com o outro de maneira tão próxima?) e também suas reflexões sobre a vida, o encontro com o outro e o sentido de tudo. É um pouco sobre as feridas físicas e emocionais – quais causam mais danos? Quais são mais destrutivas, no médio e no longo prazo?

Ícaro, apesar de não lamentar sua vida, sabe que ela nada tem de glamourosa e que o preço eventualmente cobrado será alto. As reflexões que ele faz sobre si mesmo e sobre os fatos que ocorrem ao seu redor são bem interessantes de se ler, pois tem um quê de universalidade. Aliás, o grande interesse da literatura é esse, mostrar que a história de um indivíduo pode ter eco em todos os outros.

***

Curioso? Adquira o livro também! (Livraria Cultura – PapelE-book)

***

Até a próxima!

Anúncios

One Response to A Sombra no Sol – Eric Novello

  1. Pingback: Retrospectiva 2012 « Leitura Escrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: