Apaixonados – Lauren Kate

Tudo bem, vai. Às vezes você vai ler uma série (ou melhor, lê o primeiro livro, acha horrível, lê o segundo por curiosidade e descobre que apegou) que sabe nem ter uma qualidade tão grande assim, mas tem elementos divertidos. Soube que este livro ia sair pouco depois de ter lido Paixão e gostei da proposta: histórias fechadas envolvendo o que a saga tem de melhor, os secundários (esquecidos no último volume da cronologia). Quando soube que o lançamento no Brasil estava próximo, pensei cá com meus botões: “ah, vou ler, né? Li até agora mesmo…”.

Este livro não faz parte da saga original, trata-se de um spin-off (ou seja, uma história extra no mesmo universo mas que não se mistura com a trama original), ocorrido entre os eventos de Paixão e que envolve histórias isoladas dos excelentes secundários deixados de lado no último livro. Como na história anterior, todos estão viajando pelo tempo em busca de respostas sobre a maldição que impede Luce e Daniel de ficarem juntos, mas nada os impede de darem uma pequena pausa e comemorarem o Dia dos Namorados.

Shelby e Miles querem mais é voltar para casa, no presente, mas acabam ficando presos em uma vilazinha medieval (para onde coincidentemente os outros personagens convergem) e vão descobrir que o amor é a flor que brota no infortúnio – além de que causar no passado e correr o risco de alterar a linha temporal é uma coisa muito divertida. Ao mesmo tempo, o Roland do presente revê os erros cometidos no passado e a perda da oportunidade de ter sido feliz (a autora me surpreendeu por não ter escolhido pelo desfecho óbvio – que Roland tinha um filho desconhecido, mas quando os mocinhos podem negligenciar a paternidade?) e o casalzinho 20 tem um dia de folga para celebrar o amor.

Até aí tudo bem e não muito diferente do que a série sempre trouxe, mas o que me deixou positivamente surpresa foi a inclusão de um romance homossexual, tratado com a mesma delicadeza e nenhuma diferença daqueles héteros que permeiam a trama. Duas anjas se amam, mas as escolhas individuais de cada uma delas tornará a situação delicada – e em nenhum momento se questiona gênero como razão de impedimento ou escândalo deste romance. Gostei bastante dessa abordagem, ainda mais levando em consideração que na literatura mais comercial e pop ainda é difícil ver a diversidade como elemento – ou personagens que vivem sua sexualidade além de anunciá-la (aqui a palavra “gay” nunca é escrita, mas as anjas se beijam, abraçam e juram seu amor). Vi como evolução e toda diversidade trazida para a literatura com naturalidade é uma evolução bem-vinda.

Enfim, uma pausa na saga, histórias de amor com finais felizes ou não e um ode aos personagens mais interessantes do livro. Para quem gosta de romance sobrenatural com uma pegada mais young adult e já acompanha a série em questão, vale a pena dar uma conferida.

***

Até a próxima!

Anúncios

8 Responses to Apaixonados – Lauren Kate

  1. Nábila says:

    Vi um banner tão bonito no ônibus que deu vontade de ler! Mas acho q foi do livro anterior, tem algum meses isso.

  2. Realmente, não faz meu estilo. Seria algo que leria em uma situação de desafio literário mesmo..rs

  3. May.Z says:

    Não sabem oque tão perdendo naum lendo esse livro ele é ótimo 😀 recomendo

  4. beatriz says:

    alguem sabe quando vai ser lançado o livro rapture ??

  5. laura says:

    eu vi a venda e comprei livro mt fodinha!

  6. Pingback: Desafio Literário 2012 « Leitura Escrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: