Game of Thrones – Episódio 11: The North Remembers (HBO)

Como ano passado, essa não é uma resenha, são só comentários gerais sobre o episódio e alguma comparação ou outra com o livro. Fiquei muito feliz de ver a série voltar, de rever meus personagens queridos em carne, de esperar coisas novas e verificar se a produção está igual ou mesmo melhor do que na temporada passada, mantendo capricho e esmero. Saudades da abertura, agora com novos castelinhos montáveis *-* esse ano teremos muito mais *-*

E uma nota interessante: por alguns problemas da rede e coisital, assisti ao episódio dublado na HBO. Achei a dublagem acima da média também, com direito a não aliviarem em momento algum o palavreado e manterem bem o espírito da série, apesar de terem mudado bastante termos por sinônimos que não deveriam ter mudado. Enfim, aos comentários.

  • Este primeiro episódio estava mais no clima recap mesmo, do tipo “vamos ver onde cada um dos personagens da temporada passada está e o que eles estão fazendo agora” e apresentando os novos que serão mais relevantes. A história já começou e será afiada, como devem ter percebido, mas esse não é um episódio onde as coisas efetivamente começam a acontecer.
  • A série optou por começar a temporada por uma forma diferente das dos livros, a partir da chegada de Tyrion em King’s Landing. Achei interessante porque marca duas coisas: quem vai ser o protagonista dessa temporada e também o reinado do adorável – NOT rei Joffrey. Também dá para ver que Cersei não ficou NADA satisfeita de saber quem ocupará o lugar de seu pai como Mão do Rei – que é quem governa de fato…
  • Temos uma adição interessante, algo que faltou na temporada passada mas que parece que ocorrerá nessa: os sonhos do Bran. O primeiro ficou muito bem-feito, bem como a maneira como ele se encaixa na história e o cometa vermelho, que significa DRAGÕES.
  • Por falar neles, os dragões estão muito bonitinhos, sim =P E alguém que não morreu nos livros já morreu na série… (se era essa a promessa feita, em menos de meia hora de episódio já foi =P). E uma coisa que vi nas entrevistas dos produtores com a qual concordo: não dá para fazer uma superexposição dos dragões, senão os olhos dos espetadores estarão neles, não na cena em si ou nos personagens. Então só essa amostrinha, só esse saber que eles estão ali, já está excelente.
  • Indo para nosso querido Jonjonzinho, nosso amado Floquinho Mais Brilhante do Norte, ele está numa fria. Literalmente. E o Sam continua sendo a coisa mais fofa (no literal e no figurado) desse seriado. “Garotas! Faz seis meses que não vejo uma garota!”. Também conhecemos Craster, o sujeito assustador da vez, não sem razão.
  • A apresentação dos novos personagens Stannis, Melisandre e Davos também foi bem tranquila, acho que colocá-los no meio do episódio, depois de matarmos saudade de personagens que já conhecemos, facilitou um pouco a assimilação – mas aqui queria saber também a opinião de quem não leu o livro. Fica o mistério em torno da mulher de vermelho que se destaca do cenário e que já mostra um pouco de sua mágica (inclusive tomando um copo de veneno sem acontecer nada), e mais uma pista que a magia do cenário começará a se fortalecer.
  • Uma nota sobre Stannis: ele segue os mesmos princípios de estrita moral doa a quem doer do Ned Stark, mas como não estamos na cabeça dele, nem de longe ele nos parece tão simpático. Além disso, junta-se um elemento extra em seu caráter: o fanatismo religioso. Vamos ver para onde isso nos levará.
  • Robb está em guerra, em seu acampamento, e faz um pedido justo aos seus inimigos: suas irmãs de volta pelo Regicida. O destaque da cena é a cara de “cadê a cachaça?” do Theon no conselho de guerra. Por falar em Jaime Lannister, precisamos dar um tempinho a mais de cena para ele, não é mesmo? “Por que estou em seu acampamento e não no castelo de algum dos seus vassalos?” “Porque nosso seriado tem orçamento limitado e não dá para exagerar em cenários, efeitos especiais, atores, essas coisas todas. Os Tully foram cortados por isso, sabe. E ninguém quer que aconteça aqui o mesmo que em Roma, né”. “Parece justo”.
  • Não sei o que acho dos lobos, mas ELES APARECEREM JÁ É UM AVANÇO, NÉ. Foi minha principal reclamação temporada passada =P
  • Agora vamos às cenas extras: Cersei encurralando Littlefinger/Mindinho e soltando a já épica POWER IS POWER dá um bom estabelecimento daquilo que a personagem é. Também foi minha outra grande crítica da temporada passada, a que ela estava boazinha demais. Acho que mesmo amenizada, como ela está, ainda assim agora dá para ver um pouco mais de seu caráter mandão, que quer tudo do jeito dela, independente do que seja e quando seja. E também temos Joffrey, seu pequeno monstrinho, que dá amostras da pessoa de coração bão que ele é.
  • Poderia ver um vídeo de 10 minutos só do Joffrey apanhando. Sério. Se alguém tiver o gif da cena eu quero.
  • Uma passagem que só é mencionada nos livros, o massacre dos bastardos, aqui ganha todo seu ar de dramaticidade. Como estamos perto da páscoa mesmo, ficou com o mesmo tom trágico e violento daqueles filmes bíblicos sobre Herodes e as criancinhas. E o falecido Rei Robert não parava quieto, hein? Quantos bastardos…
  • Ah claro, a cena de sexo regulamentar foi só de passagem mesmo, só pra constar, nem alterou nada.

Agora mais só semana que vem 😦 Mas o que teremos? Será que Joffrey vai apanhar mais? Se vão descobrir onde Arya está? Se Jonjonzinho continuará sendo emo? Não percam!

***

Até a próxima!

Anúncios

5 Responses to Game of Thrones – Episódio 11: The North Remembers (HBO)

  1. Bruno says:

    Não sei se eu gostei tanto assim da troca da introdução do Davos e do Stannis pro meio do episódio. Acho que o impacto de encarar a Melisandre e o R’hllor pela primeira vez meio que diminuiu dessa forma, já que não é mais o momento “marmota dramática” do começo do volume e tal… Mas até entendo que eles quiseram começar com algo mais familiar, trazendo alguns dos favoritos do público e tal.

  2. Alliah says:

    Nuss, mas eu rolei na poltrona com a cena do POWER IS POWER.

    Agora é morrer e ressuscitar continuamente até o próximo episódio.

  3. Marcela Nering says:

    Saudades das suas “resenhas/comentários” aqui!!! Vamos que vamos, que saudades da musiquinha de abertura!

    Eu acabei de ler “Fúria dos Reis” ontem, eu continuo gostando muito da história, porém achei que esse livro foi mais enrolação do que o primeiro, demorou muuuito pra história engrenar e aconteceram poucas coisas importantes de fato… Sei lá, achei que podiam ter aproveitado melhor as 600 e tantas páginas. É isso mesmo ou impressão minha?
    Só sei que a vontade de ler o próximo é gigante!

    Quanto a adaptação, continua incrível, né? Amo Tyron absurdamente, com certeza ele é o principal dessa temporada. Jonzinho, coitado, vai passar por muitos apuros ainda… Joffrey apanhando foi ótemo e a cara de dó da Sansa tb.

    Será que vão mostrar mais o que se passou com o Robb? No livro praticamente não sabemos o que está acontecendo com ele e sua trupe do norte.

    Can´t wait pelos próximos!

    Beijos!

    • Awwwww, saudade de comentários fofinhos tipo o seu tb!!!! ^^

      E o Fúria dos Reis é mais enrolado mesmo, concordo, daria para dar uma enxugada boa nos acontecimentos e ainda assim abordar tudo o que o autor queria. Um dos receios que tenho é dessa temporada não engrenar, ou demorar pra engrenar, justamente porque o material dela não é lá muito empolgado =P Mas te garanto que o próximo livro é emoção do início ao fim.

      E a série tá prometendo tratar mais da campanha do Robb, a conferir…

  4. Laura Abreu says:

    ai, eu amei a estreia da 2a temporada. e concordo com vc quando fala da duplagem, assiti ao episódio legendado e duplado, e a dublação tem sido bem fiel… ainda nao começei a ler os livros, estou acompanhado só a serie, mas a anciedade para ler me corroi..
    sobre o episodio, achei bem legal.. deu para ver o que cada personagem quer.. e o que eles farão.. e gostei muito das cenas de ligação, do cometa com tudo o que tem para acontecer.. agora é esperar para o 2o episodio…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: