Escola dos Sabores – Erica Bauermeister

Ano passado, pelo amor ao desafio, resolvi me juntar ao Desafio Literário, pela oportunidade de ler livros que já queria ler, mas precisava de um “empurrãozinho”, e também para ler coisas novas que não passariam normalmente pela minha estante. A proposta para janeiro era um livro que envolvesse gastronomia e/ou culinária e ficção e como duas escolhas óbvias já tinham sido lidas antes tive de procurar outras alternativas.

Uma das opções que me dei foi então o livro Escola dos Sabores, de Erica Bauermeister, que é a história de uma chef, dona de um restaurante de sucesso, que abre seus salões mensalmente para um curso de culinária – cada turma dura seis meses e reune pessoas em busca de vários objetivos durante o aprendizado: aprender efetivamente a cozinhar melhor, fazer algo para renovar a vida ou simplesmente a simples e mera curiosidade.

Essa turma, em especial, a partir da própria professora, Lillian, tem uma reunião de boas histórias – e cada capítulo conta uma delas. É também uma forma de demonstrar de que forma a comida está presente nas lembranças e acontecimentos sociais, como a lembrança de um bolo de casamento, de uma xícara de café temperada, do calor do fogão à lenha da casa da avó… É o poder de união de uma mesa de refeição, seja ela um grande banquete ou o simples arroz-com-feijão do dia a dia, o estímulo sensorial tão próximo das emoções. É o apelo da comida, tão entrelaçada que está ao emocional (para o bem ou para o mal, mas esse é um livro tão alegrinho que deixaremos a parte do “para o mal” para outra ocasião…).

E, dada essa relação de comida-emoções, também é o momento de mergulhar na personalidade dessas nove pessoas tão diferentes, mas unidas pela boa mesma: passando por Lillian, que se tornou chef como uma maneira de expressar seus sentimentos para o mundo através de suas receitas, até a mãe que sente falta de seu espaço pessoal como mulher tomado pela maternidade – e as aulas de culinária são uma desculpa para que ela faça uma atividade solitária -, o casal em busca de atividades novas mas que o relacionamento não é tão perfeito quanto parece em uma primeira análise, os jovens prontos a procurarem novas experiências através da culinária, o homem que quer exorcizar um trauma através da cozinha, a jovem que encontra forças para libertar-se de um relacionamento abusivo através das aulas que dão a ela auto-confiança, a senhora que trava sua batalha pessoal contra o esquecimento…

Como já disse, é um conto sobre o poder de celebração e união que a comida traz em si, sobre o que de positivo isso pode trazer, o poder de aquecer, acalentar e animar que a mesa – e a companhia ao redor dela – é capaz de trazer.

(curiosamente li um livro que trata justamente do lado mau dessa relação tão íntima entre comida e sentimento, quando tiver no clima tem resenha)

***

‘bora ler também? (Livraria Cultura)

***

Até a próxima!

Anúncios

7 Responses to Escola dos Sabores – Erica Bauermeister

  1. Pingback: Desafio Literário 2012 « Leitura Escrita

  2. Larissa says:

    Adorei a resenha! E adorei ver mais um livro diferente em meio a tantos repetidos. Não que os livros repetidos não tenham seu valor, eu mesma acabo de terminar Como Água para Chocolate, mas é que as resenhas acabam sendo repetitivas.

    Me interessei bastante por este livro, quem sabe um dia eu leia. Agora não vai dar tempo, ainda tenho dois na fila para esse mês…

    Bjs!

    • Obrigada pelo comentário! 🙂 Na verdade vi esse livro lá na lista de sugestões, fui pesquisar e até achei interessante (e achei pra vender baratinho), e a leitura acabou me agradando bastante. Mas é um livro que recomendo, bom pra relaxar 🙂

  3. Yuli says:

    Achei sua resenha divertidíssima sem falar que no começo me fez relembrar os meus motivos para entrar para o desafio: ” e também para ler coisas novas que não passariam normalmente pela minha estante”. Adorei a história, parece ser daquelas que viram filme quando lemos.
    Beijos

  4. Gostei demais da sua escolha, vou anotar ja’!

  5. Ah, sempre tive vontade de ler esse livro. A resenha só fez reforçar esse desejo. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: