Meu Amor É Um Anjo – Várias Autoras

Meu Amor É Um Anjo é o segundo livro da série Amores Proibidos, da Editora Draco, cujo primeiro volume foi o Meu Amor É Um Vampiro (do qual esta que vos fala participou e por isso não pôde resenhar =P Mas tem um monte de resenhas aqui). A proposta da série é reunir textos de autoras, para um público mais adolescente, e que tratem do encontro sobrenatural entre humanos e a criatura da vez.

Aqui entra o primeiro desafio deste volume: ao contrário do mito do vampiro, que permite inúmeras variações, dos conflitos do amante imortal que jamais envelhecerá, passando pelo bon vivant que desperta a luxúria humana e chegando ao completo monstro, há mil histórias que podem ser contadas. Como diversificar as histórias sobre anjos, então, trazer coisas diferentes em textos de nove autoras?

(e, curiosamente, nenhuma das autoras do livro utilizou-se do mito bíblico do relacionamento entre anjos e humanas, aquela parte do Gênesis que diz mais ou menos que os anjos vieram à terra, se apaixonaram pelas filhas dos homens e fizeram uma raça de nephilins antes de serem punidos por isso).

A única autora que fugiu do anjo-da-guarda-padrão foi Lídia Zuin, no belíssimo conto Aethereality, uma história aonde o anjo não é exatamente uma criatura celestial. É de longe um dos melhores contos do livro, uma história de ficção científica, no melhor estilo cyberpunk, mostrando que a tecnologia também pode trazer relacionamentos e romance. Dá até para pegar um subtexto na trama (não sei se proposital por parte da autora mas ainda assim interessante): a menina que abandona por completo a realidade material para viver seu romance. O final utiliza-se do clássico da crítica aos relacionamentos pós-modernos que o cyberpunk costuma fazer, aqui abordado de uma forma muito mais fofa do que propriamente sarcástica, mas a ideia principal a ser combatida fica lá para quem quiser ver. Uma delícia de conto.

Outro conto interessante nesse sentido é o O Último Percurso de um Anjo, da portuguesa Eugénia Tabosa. É um conto muito lírico, praticamente uma poesia em forma de prosa. Aqui, o romance não é mais importante do que a contemplação geral do mundo, mas a narrativa é tão bonita – e gostosa – que a falta de conflito maior acaba não incomodando muito (mas ainda acho que o romance poderia ter começado mais cedo).

Todos os outros contos tratam de anjos da guarda e suas protegidas, nas mais diversas situações: seja tirando-as de situações complicadas ou a simples observação que os faz se apaixonar. Aqui, destaco dois contos:

O primeiro, uma das boas surpresas do livro, foi Um cara como Colin Firth, de Juliana Steffens, blogueira do Lost In Chick-lit. Um conto leve – e engraçadíssimo – de uma garota que depois de anos consumindo todo esse material romântico acaba encontrando um anjo para chamar de seu – e ele ainda por cima é um gatão! A autora conseguiu segurar bem o ritmo do conto e levar o clima leve até o final, o que foi bem legal de se perceber.

E tem o conto que fecha o livro com chave de ouro, As Memórias Póstumas e Glamourosas de Nanda, da conterrânea Larissa Neufel. É também a história bem-humorada de uma anja da guarda novata que precisa aprender seu trabalho de tomar conta de humanos… e um conto que tem uma virada fenomenal pela qual o leitor não pode esperar. A vida, seja ela para humanos ou anjos, nunca é fácil e as escolhas nem sempre são tão óbvias quanto parecem à primeira vista. Mesmo o seguir em frente diante dos erros não é exatamente o mais tranquilo dos desafios, seja você humano ou não.

Resolvi falar mais profundamente sobre os contos que mais gostei e mais me chamaram a atenção, mas há mais cinco contos no livro contando com romance, criaturas celestiais e os dissabores para se viver um relacionamento entre criaturas de esferas distintas, para todos os gostos.

Enfim. Após todas as plumas desse volume, a Editora Draco já prepara o próximo, Meu Amor É Um Mito, cujas inscrições estão abertas até 30 de novembro para todas as autoras que se aventurarem no mundo da mitologia greco-romana e nórdica.

***

Adquira o seu exemplar aqui! (Livraria Cultura)

***

Até a próxima!

Anúncios

One Response to Meu Amor É Um Anjo – Várias Autoras

  1. Pingback: Confissões On-Line – Iris Figueiredo | Leitura Escrita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: