Devaneios dominicais de uma leitora compulsiva

Dia desses, ao ver as pilhas se acumulando pelos cantos do quarto, me veio uma necessidade súbita de inventariar todos os livros adquiridos (comprados, ganhos, emprestados, doados) de dezembro do ano passado para cá. Não sei se foi porque voltei das férias com mais livros do que imaginava, ou porque o espaço realmente começou a faltar (alguém me doa uma estante nova?), mas resolvi fazer uma pequena contabilidade.

O resultado? Somente contando os livros de literatura (porque se for contar os técnicos e os de referências as coisas complicam *um pouquinho*), de dezembro para cá 58 livros entraram. É muita coisa.

Desses, li 20, estou com 4 pela metade e abandonei 1. Ou seja, não dá nem metade de tudo o que entrou aqui (e isso só contando os livros desse ano, porque li alguns que tinha comprado ano passado e/ou em outras épocas). Pior que se pensar quantitativamente, parece um desperdício sem-tamanho mesmo. É aquela coisa de empolgar em promoção on-line, comprar uma porrada de livros, passar meses pagando as prestações… e não ter lido nenhum até hoje. Ou de ver “um livrinho tão bonitinho e tá tão baratinho” e acabar levando só para enfeitar a estante.

(tá, eu fiz uns negócios de ocasião nesse meio tempo, como achar uns clássicos bem clássicos no sebo, mas…)

Enfim. Colocando aqui a promessa pública de só comprar um livro novo depois que eu ler no mínimo 60% da cota desse ano (dá aproximadamente 35 livros no total).

E segue a busca por uma estante nova…. u.u

Anúncios

16 Responses to Devaneios dominicais de uma leitora compulsiva

  1. Alexandre says:

    Eu também sofro dramaticamente com a falta de espaço. Você tem minha simpatia.

  2. Não cheguei a contabilizar o estrago, mas também estou tentando não comprar novos livros enquanto não der uma diminuída na pilha! =P Tenho uns 30 a ler atualmente e o pior é que não resisti e acabei de comprar a trilogia The Hunger Games na Amazon, tá todo mundo elogiando tanto! Hahahaha!

    E comprei uma estante recentemente, andava tudo amontoado pela casa! 😄

  3. Gabi Kato says:

    Também sofro com problema parecido, rs.
    Minha chefe deu a dica da evolukit.com.br. Tô ainda terminando de pagar as prestações dos 8 cubos que comprei, e já tô precisando comprar mais…

  4. Bruno says:

    Devo ter lido perto de 30 esse ano, acho. E comprado na base dos 60 livros também. Ou seja, não to exatamente muito longe de ti… =P E de espaço eu nem sei bem o que fazer, minhas prateleiras tão já com duas fileiras de livros, tem uns que eu desisti de achar lugar e tão só empilhados em cima da escrivaninha, e por aí vai…

    Quero minha ilha particular logo >.<

    • É que quando o espaço começa a faltar e você começa a perceber que poderia gastar o dinheiro com outras coisas também a consciência começa a doer… Posso comprar bastante livros e não creio que seja um hábito que eu vá parar ao longo da vida (exceto se passar por crises financeiras onde a vontade deixa de ser o mais importante), mas ao menos ler uma porcentagem mais alta desse tanto de livros diminuiria um pouquinho a culpa…

  5. Marly Silveira says:

    Oi Carol !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fiquei sabendo ontem do seu blog e senti um tremendo orgulho de você.

    Já repassei p/ duas amigas que gostaram muito e a cobriram de elogios, imagine

    se não fiquei babando kkkkkkk

    Muita sorte e idéias brilhantes viu?

    Beijos

    Marly

  6. José Carlos says:

    Consumismo culto este… Eu também me encontro nesta mesma situaçõ, e, embora decida só comprar outro livro quando ler todos os que já tenho, nunca respeito esta decisão…

  7. Alex Bastos says:

    É aquela coisa, prometi comprar no máximo um livro por mês, de comprar 1 livro a cada 5 lidos, de comprar só quando tivesse lido todos os que tenho, mas a carne é fraca!

    Uma hora desisti de promessas e de vez em quando fico me culpando pela quantidade imensa de livros a serem lidos na minha estante nova, (*__*), mas vamos nessas, tentando descobrir a maior quantidade de espaço possível dentro de nossas casas, pra colocar mais e mais livros, afinal, são tantos, interessantes, desejáveis, clássicos, necessários…etc.

  8. Pingback: Um Freio na Compulsão « Leitura Escrita

  9. Lucas Rover says:

    só sei que minha estante já esta LOTADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: