Tormenta – Lauren Kate

Sabem aquela história de “guilty pleasure”? De você gostar de algo vergonhoso, ter vergonha de admitir, mas gostar assim mesmo? Pois é, essa leitura se deve metade a guilty pleasure, metade a masoquismo puro e simples.

Li Fallen ano passado, não gostei por N fatores. Mas daí fiquei sabendo que a continuação tinha sido lançada no Brasil e me deu aquela curiosidade de ler, sob o argumento de que “será que o segundo é tão ruim quanto o primeiro?”. Como achei-o em uma promoção online por 17 reais e achei um preço justo a se pagar pela curiosidade, acabei comprando para ver qual era.

E não é que achei que melhorou, mesmo?

Dessa vez, os erros crassos de construção da trama que a autora cometeu no primeiro livro não ocorreram: a história está um pouco mais fechada, sem buracos e sem personagens que desaparecem. Pelo contrário, a adição dos personagens novos só acrescentou à trama, por mais que nenhum deles saia muito de um estereótipo pré-concebido.

Outro ponto positivo é que o livro é um pageturn daqueles: nem notei que já tinha passado da metade do livro, muito menos que estava no fim, e sempre me dava aquela sensação de “ah, só mais uma pagininha…”. Só que, coerentemente ou não com essa sensação, é um livro que acaba cansando quando entra na cabeça e reflexões de Luce sobre o que raios anda acontecendo com sua vida, com sua relação com Daniel e sobre todo o novo mundo ao seu redor.Talvez sair um pouco do questionamento eterno da protagonista e jogar mais pistas sobre o que realmente está acontecendo fosse melhor, não sei.

Ainda, se tem algo que me irrita nesse tipo de romance é a burrice da protagonista. Por mais que ela não saiba do seu passado, de por que afinal de contas ela está com Daniel (e gostei da autora ter dado a opção de ter alguma coisa normal com uma pessoa “normal” nesse livro), ela sabe que existe uma guerra no mundo, inclusive ela até quase morreu na última, mas nããão, ela VAI TEIMAR e VAI SE EXPOR AO PERIGO só porque acha que o namorado-anjo é um controlador. Geralmente acho que esse tipo de protagonista merece o Darwin Awards, porque é burrice demais para passar para os descendentes (e a comparação com a Clary, da série Instrumentos Mortais, que é bem uma adolescente típica sem essas frescuras, me salta aos olhos). Por favor, por garotas mais decididas, ou ao menos menos burras (apesar de que gostei bem dela mesma ter reconhecido que, nessa vida, Daniel e ela não fizeram muito para se apaixonarem um pelo outro. WAY TO GO, GIRL, acharia legal se ele tivesse de conquistá-la nessa vida, também…).

Achei divertidinho, provavelmente vou ler o terceiro livro, que sai agora no fim do ano no Brasil… E tou com a sensação de que a protagonista se chamar Luce não é uma mera coincidência… 🙂

***

Quer ler o livro também? (Submarino)

***

Até a próxima!

Anúncios

16 Responses to Tormenta – Lauren Kate

  1. Olá! Descobri o seu blog por acaso e foi uma grata surpresa! Sem dúvida é um dos melhores blogs literários que já vi.

    Gostei muito da resenha de Tormenta (tenho que dizer que todas as suas resenhas são muito boas) e a achei bem divertida, ehehe. Tenho que admitir que não sou muito fã de chick-lit (como você citou acima, a burrice da protagonista também me irrita bastante), mas achei legal você avaliar a melhora da série Fallen.

    Bom, parabéns pelo ótimo trabalho. =)

  2. Alex Bastos says:

    Ah, eu tenho tantos guilty pleasures que já estou virado num nerd porcalhão, vou continuar acompanhando a série… pelas suas resenhas. Beijão Ana.

  3. Pingback: Paixão – Lauren Kate « Leitura Escrita

  4. Pingback: Retrospectiva 2011 « Leitura Escrita

  5. izabela says:

    adorei a sua sinceridade e concordo com os erros crassos que existem no primeiro livro.
    estou esperando a sua opinião sobre o terceiro

  6. Rios says:

    Onde encontro esse livro na promoção que você cita?
    Até porque esse livro no mercado está custando acima de R$23.

    • Promoções, ainda mais em lojas on-line, você tem de ficar de olho, porque elas variam sempre e algumas não se repetem. Por exemplo, no Submarino, um dia desses, os três livros da série estavam na oferta por R$39,90 os três. Tem de olhar sempre, porque não dá pra dizer com certeza quando vai ter uma promoção e por quanto vai sair o livro.

  7. Melinna says:

    Eu e Lene gostamos muito de Fallen e não conseguimos ler Tormenta mas, estamos ansiosas para ler!!!

  8. anne moura says:

    maravilha. Amo o primeiro livro o segundo e o terceiro. Amo a todos. Tambem estou escrevendo um livro. Me aguardem.

  9. Cleane says:

    Confesso que fiquei encantada com o livro Fallen, amei ele do começo ao fim e a autora fez um bom trabalho na minha opiniao.

  10. Ana says:

    pra mim também não é coincidência o nome dela ser Luce 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: