Game of Thrones Episódio 4 – Cripples, Bastards and Broken Things

Vamos lá para o quarto episódio de Game of Thrones. Esse foi também bem cheio de blablablas, mais alguns personagens novos introduzidos e a trama continuando a se encaminhar. Teve ação apenas no fim tumultuadíssimo do episódio, mas também não achei muita coisa o que falar deste. O desenrolar continua bem fiel aos livros e as cenas adicionadas foram positivas, como falarei abaixo.

E, claro, FINALMENTE LOBOS!!!! Participação especialíssima de Summer, aquecendo o adormecido Bran, e Ghost, mostrando que ele é um lobo bonzinho e obediente.

* Interessante terem colocado o corvo de três olhos na série, apesar de terem tirado os sonhos alucinados e mágicos de Bran. A série está ainda menos mágica do que os livros, mas para o clima de realismo que estão seguindo, por enquanto está sendo uma boa solução.

*Outra coisa: como o livro tem vários e vários e vários monólogos internos e auto-justificativas para ações, além de dados históricos de background e coisa do tipo, que são difíceis de serem adaptados em imagens. Foi bem interessante a forma como colocaram o background do Theon Greyjoy (com direito a ele ser confrontado pelo Tyrion – uma cena bem interessante – e depois Jaime e Jory conversando sobre ele), um pouco sobre Aerys “Mad King” Targaryen, quando Sansa tem lições de história de frente ao Trono de Ferro, Viserys conversando sobre dragões e sobre ele mesmo e Jon e Sam conversando sobre meninas. Claro, diálogos soltos sem imagens, mas já é um bom alívio de toda a atmosfera do livro, que a série está se dando muito bem em adaptar, mas muita coisa tem de ser deixada de lado, infelizmente.

* Quanto ao Viserys, é um dos meus personagens prediletos do seriado. O tom dele, entre o irmão abusivo, o nobre bipolar e descontrolado e a pessoa que tinha algo precioso, perdeu e quer recuperá-la, ficou excelente.

* A Dany do seriado ainda não me convenceu. Pelo contrário, até aqui o Viserys brilha mais do que ela na linha narrativa que se passa no estrangeiro. Ainda é bem difícil ver uma rainha/khaleesi nela. Mesmo a atriz ainda não me convenceu.

* Ned Stark continua sua saga pessoal para descobrir quem, afinal, matou Jon Arryn. Hoje ele descobriu coisas interessantes, como a insinuação de quem não quer dizer nada mas diz muito que a antiga Mão do Rei foi envenenada, assim como recebeu o livro que Jon estava estudando antes de morrer. Ainda, descobriu um filho bastardo de Robert, Gendry (que ganhou uns 10 anos na série e feriu de morte uma das sugestões de shipping mais fofas da série :P). Vamos ver onde isso vai dar.

* Ned também mostrou sua falta de habilidade política. Quem se importa que as contas vão mal e há mais um empréstimo a ser pego dos Lannister? O povo precisa de pão e circo, precisamos de uma festa popular, o Sul não é a austeridade do Norte!

* Gosto do título do episódio (vem de uma frase do Tyrion, algo como “nutro especial simpatia por aleijados, bastardos e coisas partidas em geral”) em especial pelo novo personagem que conhecemos hoje: Samwise Samwell Tarly, mais um que não tinha nada o que fazer na Muralha e foi parar lá – apesar de que no caso dele, ao contrário do Jon,  não houve escolha. É uma peça completamente fora de lugar no mundo de Westeros: gordo, covarde e cricri, e num lugar que lhe é tudo, menos amigável, e uma amostra da sociedade local que em nada se assemelha a um conto de fadas. Ele e Jon vão ter de se haver com isso juntos (pior que eu sou suspeita, porque o Sam é um dos meus personagens prediletos da série) (e os amigos do Jon se chamam Sam, Pyparr e Grenn. Isso lembra alguém para vocês? :P).

* Atenção no diálogo entre Jaime e Jory. Se vc sabe de algumas coisas de antemão, a sensação é especialmente interessante.

* Sansa, corra do tio sorridente, estranho e cheio de amor para dar que vem contar segredinhos para você. Eu correria, pelo menos.

* (e aqui entra meu grande lamento da série até o momento: mudaram quem conta a origem das cicatrizes do Hound/Cão. No livro é uma das cenas mais fortes, uma verdadeira pena terem cortado, uma verdadeira pena o melhor personagem da série aparecer tão pouco, na verdade).

* Começou um torneio!!!! Aguardemos ansiosos o episódio 5 :B

***

Até a próxima!

Anúncios

6 Responses to Game of Thrones Episódio 4 – Cripples, Bastards and Broken Things

  1. Petri says:

    droga, ainda não vi esse episódio. gravei e devo ver no meio da semana, mas é bom saber que os lobos aparecem mais
    see yah

  2. Diego Beneton says:

    Poxa, a Daenerys é minha favorita até agora, junto da Arya. Estou gostando muito das duas até agora. O que me faz imaginar o que tem no livro pra vc achar lá melhor! Bom, pra resolver isso, comecei a ler o livro, que tinha comprado no ano passado mas ainda não tinha começado a ler (pensa que só vc faz isso!!!!). Só tenho medo pelos lobos… não consigo ver cenas de judiação de cachorros e na série já me chateou bastante, imagino como deve ser no livro.
    E continue com os comentários da série. Estão muito bons!!!

  3. Finalmente comecei a ler o livro, e o bom é ir lendo e vendo depois os episódios, que tenho gravados. Estou apostando nas mulheres: a pequena Arya, a linda Danerys – penso que a personagem ainda vai crescer como rainha, vocês vão ver, e está cada vez mais colocando o irmão mazela no lugar dele! Além disso acho que a atriz tem tudo para crescer como personagem. Também gosto da Catelyn: a última cena do 4o. epi na estalagem foi muito boa. Volto ao livro, minhas crianças! Bye.

  4. Bruno says:

    Gostei do episódio, em geral. O Sam tá perfeito! Jon e Sam é o novo Frodo e Sam, como já foi dito por aí, heheh… =P Mas ainda to esperando o circo começar a pegar fogo mesmo. Ainda acho que a série tem muitos personagens pra tão pouco tempo de tela, mal deu pra ver o Syrio Forel direito =P

  5. Eu ia ler todas as suas resenhas mas desisti aqui. Vou ler o livro, reassistir a série e deeepois eu leio as resenhas. Uma das coisas que eu mais gosto é da importância que as mulheres tem na historia. Já falaram que a série e “igual Senhor dos Anéis, mas com sexo”, mas não acho isso. Tem muita coisa além e uma delas são personagens femininas fortes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: