A Leitura Acessível – Literatura On-line

Perdoem a falta de atualizações: meu tempo anda um pouco escasso e tenho três livros pendentes de término para lhes oferecer as resenhas – mas podem esperar que estou com muita coisa boa aqui na minha estante só esperando para ser lida 😀

Retomando o assunto da leitura acessível, desta vez com uma indagação pertinente: com a internet, o reinado dos livros de papel está por um fio? A tecnologia on-line vai suplantar as prensas e prelos? Uma das barreiras em relação à leitura on-line é o desconforto em se ler no monitor – cansativo, desagradável, você não pode colocar debaixo do braço e levar para todos os cantos, há a dependência da eletricidade.

Mas, pensando na praticidade de como seria um gadget que tornasse a leitura pelo computador agradável, recentemente a Amazon lançou o Kindle – leve, com interface agradável e memória que permite um grande armazenamento, além do baixo consumo de energia. Ainda não é o mesmo que o livro de papel, mas já é um grande avanço tecnológico.

O livro de papel irá morrer? Não vejo isso acontecendo no curto prazo. Mas o que está com dias contados, e a internet tem um papel fundamental nisso, são os periódicos em papel. Jornais? Com a informação se atualizando on-line a cada segundo, como fica o papel (com trocadilho) do jornal diário? Revistas semanais? Idem. Vejam também o papel das redes de relacionamento na comunicação – a recente crise política no Irã e as manifestações da oposição através do twitter, avisando ao mundo de uma situação que não tinha meios de ser divulgada pela imprensa oficial, está aí para demonstrar isso.

Também um caso a se registrar é o destino da indústria fonográfica após a internet e o compartilhamento de mp3. Quem, hoje, compra CDs com a avidez de outrora? E quando a divulgação de um músico foi tão barata e eficiente como é hoje? O mesmo raciocínio vale para a literatura e sua divulgação: a internet está aí, a primeira tecnologia de leitura agradável também está aí. A porta está aberta, a questão é se adaptar e fazer o melhor uso possível da tecnologia e de tudo aquilo que ela traz ao nosso favor.

Mas o papo sobre a leitura on-line ainda rende bastante… Os parágrafos acima são apenas parte de ideias que precisam ser melhor explanadas e às quais voltarei futuramente. Hoje o foco, como estamos tratando da série “leitura acessível”, é sobre literatura online.

Como assim?

A internet simplesmente torna qualquer um – e qualquer conteúdo – acessível a qualquer um. Basta conectar seu computador e uma miríade de sites de todo o mundo está a alguns toques no teclado de distância. Assim sendo, é muito fácil para um autor colocar seus textos on-line e divulgá-los a todos os leitores em potencial.

Então, dá-lhe blogs de contos (até mesmo o meu – não tão ativo, mas serve como registro), sites de autores que disponibilizam sua obra a quem estiver disposto a ler, antologias online…

Claro, um ponto deve ser comentado: apesar de alguns sites realizarem uma seleção criteriosa de quem fará parte de seu acervo, esta prática não é comum a todos. Então, há vários textos online que possuem problemas graves de estrutura, gramática, temática… Só que há vários que valem a pena ser lidos e conhecidos, de autores em processo de aprendizado e evolução, além daqueles já mais experientes, mas não tão conhecidos, que oferecem textos maravilhosos em seus blogs.

Sobre os blogs autorais, minha indicação é… nenhum! Mas há um motivo: conheço tantos autores blogueiros que tenho medo de esquecer algum deles na hora das citações, então é melhor que vocês surfem pelos links aqui do lado, os links desses blogs e assim por diante!

Dos sites coletivos, indicarei três: Fábrica dos Sonhos, Recanto das Letras e Estronho.

Boa diversão e até a próxima!

Anúncios

One Response to A Leitura Acessível – Literatura On-line

  1. Raphael says:

    Não creio que encontraremos um subsituto para o papel tão cedo – nada substitui o toque do livro, o passar de páginas, etc. Agora, com relação à mídia impressa e fonográfica, essa sim vai passar por uma revolução (para esta, iminente, para aquela, um pouco mais distante). Vamos esperar e ver o que o futuro nos reserva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: