A Leitura Acessível – Sebos e a Internet

Novamente falando sobre a acessibilidade da leitura. Então você, caro leitor, continua sem dinheiro para adquirir os mais recentes lançamentos que pululam nas estantes todos os dias? Há mais opções além da reclamação. Semana passada já tratei dos pocket books, agora é a hora de tratar de outras duas formas de conseguir bons livros por um precinho camarada.

A primeira delas pode estar perto de você, quem sabe até na próxima esquina. É um dos melhores ambientes para um amante dos livros e leituras: os sebos! Existem desde aqueles decadentes, em que o auge é o cheiro de mofo, aos mais modernos, organizados e criteriosos com suas seleções.

Um passeio em um sebo é um passeio por um mundo de imagens, cheiros e sabores. São livros de várias edições, algumas delas datadas de quase século de vida – e por que não mais de século? -, de várias partes do mundo, de todo o tipo de origem espacial e temporal. É possível encontrar até mesmo os lançamentos por preços bem menores dos que os praticados nas livrarias. Por um detalhe: todos os livros já pertenceram a outra(s) pessoa(s) antes.

Devido a este fato, o estado de conservação dos livros é variável: há aqueles que parecem recém-impressos, há outros que sofrem com a passagem do tempo e com a mão de donos pouco cuidadosos. Particularmente, nunca tive grandes problemas com livros comprados em sebos, mas ao conversar com o dono de um, ele me alertou sobre livros que chegam rabiscados à loja, o que é sem dúvida uma experiência desagradável.

Onde estão os sebos? Em todas as esquinas, ruas, cidades, basta procurar. Alguns deles, não sei se por falta de noção de raridade ou cotação de mercado, vendem relíquias por uma ninharia, é só conferir.

Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas na sua cidade não tem um sebo. Então é hora de conhecer o site Estante Virtual – é uma rede de sebos por todo o Brasil, basta buscar o livro desejado e pesquisar o melhor preço e localização. É um site bastante confiável, compro bastante nele, em diversos sebos diferentes e não tive más experiências. Outra opção é o Mercado Livre, de onde também já adquiri livros, sempre tendo o cuidado de observar as qualificações do vendedor.

O que abre também outra discussão: a internet e o e-commerce. Conforme comprovam as pesquisas (aqui e aqui, por exemplo), a resistência inicial em relação a comprar via internet vai sendo superada e o comércio eletrônico vem crescendo a passos largos a cada ano. No que isso pode nos beneficiar?

Além dos grandes magazines e supermercados, as grandes livrarias conquistam seu espaço on-line. “Mas o preço dos lançamentos e livros mais cotados é o mesmo das lojas físicas!”, vocês poderão me dizer. Sim, mas a loja on-line traz uma vantagem sobre a loja física: as promoções. Com um pouco de paciência, é possível comprar livros com 50, 60 ou 70% de desconto através dessas promoções, o que é sempre uma ótima e agradável experiência. Basta ficar alerta a essas promoções e, claro, também estar atento ao cálculo do frete de envio – há sites que não cobram frete para compras a partir de determinado valor.

E uma nota importante sobre a internét é a de que você pode ler ótimos livros de graça! Através do site Domínio Público, é possível baixar, inteiramente de graça, e-books de obras que já tem seus direitos em domínio público. É uma ótima pedida para os grandes clássicos!

Como já disse anteriormente, basta procurar para que a atividade de leitura possa ser possível e não muito cara!

Anúncios

One Response to A Leitura Acessível – Sebos e a Internet

  1. Luiz Pontual says:

    Seria bom divulgar uma relação dos sebos virtuais, com respectivos links.

    Ana Carolina: Citei a Estante Virtual, a maior rede brasileira de sebos on-line, por todos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: