Top 5: Músicas baseadas em livros

Alô você leitor que neste momento não está entrando em coma alcoólico ou pegando uma DST por aí, afinal é carnaval!!!!! \o/ /o/ \o\ /o/ \o\

Hoje o blog resolve brincar de Rob Fleming um pouquinho e fazer um top 5 bem típico dele: as cinco melhores músicas baseadas em livros!

A seleção foi criteriosa e elaborada – álbuns inteiros temáticos, como 2112, Nightfall in Middle-Earth, Dante XXI não entram. Músicas que só mencionam músicas mas não tem nada a ver com elas, como Tom Sawyer ou Paranoid Android, também não entram. Bandas que tem nomes baseados em livros (chorem, Steppenwolf e O Teatro Mágico tiraram seus nomes do mesmo lugar :P) não entram.

Injustiças? Esquecimentos? Reclamem nos comentários e vamos às favoritas:

5: Monte Castelo – Legião Urbana

Essa é pra quem gosta de mashups: Camões com a Bíblia!

Não me esqueço da minha professora, lá pela sexta ou sétima série, quando estávamos escolhendo poemas para declamar em algum evento escolar, avisando uma menina que tinha escolhido Amor É Fogo para que não se baseasse em Monte Castelo, pois senão não conseguiria decorar o poema corretamente, já que o Renato Russo deu uma embaralhada nos versos.

Vale pelo baú de lembranças incluso :)

4: Pet Sematary – Ramones

Gabba gabba hey!

Os classicíssimos punks do Ramones, em uma de suas músicas mais inesquecíveis (ao menos para mim) e Stephen King -cujas obras serviram de inspiração para tantos filmes e outras músicas. Aqui, temos uma versão musical do seu conto O Cemitério Maldito.

O refrão (“I don’t want be buried/ in a pet sematary”) é bem marcante e ao menos para mim é uma das músicas mais marcantes da banda. Cá está!

E trata-se de referência dupla:o King fala dos Ramones na história e os Ramones fizeram a trilha para o filme ;-)

3: Lord of the Rings – Blind Guardian

Se fosse pegar as músicas do Blind Guardian (e do Iron Maiden tb), dava para fazer um top 5 de músicas baseadas em livros próprio. Afinal, eles são nerds jogadores de RPG e baseiam sua música nisso, como não falariam de livros?

Lord of the Rings está aqui para representar todas as canções baseadas em livros feitas pelos nerds rpgistas metaleiros. Marca minha adolescência, meu grupo de RPG e meus dias discutindo quem era meu personagem preferido de Senhor dos Anéis com os meus amigos (Samwise Gangi eternamente no meu <3).

(uma música alternativa para a posição 3 seria To Tame a Land, do Iron Maiden, porque… pô, é DUNA! – com cover do Dream Theater)

2: Wuthering Heights – Kate Bush

O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico atemporal sobre um amor tão violento e destrutivo que foi capaz de arrasar tudo aquilo que tocou. Apesar de ser um clássico atemporal, recentemente voltou com força total às estantes por ser o livro predileto de Bella Swan, a namorada do vampiro purpurinado.

Kate Bush nos apresenta um dos clássicos de refrão mais chicletento já compostos (sim, ele está gravado em ferro e fogo no meu cérebro desde criancinha) e uma das dancinhas mais… hum… confiram por vocês mesmos.

Número dois merecidíssimo.

1: Killing an Arab – The Cure

Em O Estrangeiro, de Albert Camus, temos a história de Mersault, um homem que demonstra apenas frieza e alheiamento, tanto pela morte de sua mãe como de todo o resto da sua vida. Ele está simplesmente lá, observando a vida passar diante de seus olhos como se fosse um estrangeiro para si próprio. Até um belo dia em que ele estava na praia e matou um árabe.

Claro que se pensar na situação geopolítica de hoje em dia, especial a evidenciada pelo 11 de setembro, a letra da música ganha todo um novo sentido…

E The Cure vem da época em que cantar músicas sobre sentimentos estava LONGE de ser lamentos sobre a falta de perfeição para suas namoradinhas escolares…

Favoritíssima aqui.

 

Bônus Track: The Ballad of Bilbo Baggins, Leonard Nimoy

Essa entra pelo total e completo mindblow. Tio Leonard “Spock” Nimoy é a única pessoa do clipe sem orelhas pontudas, ressalte-se.

***

Até mais!

Deixe seu próprio top 5 nos comentários!

About these ads

14 Responses to Top 5: Músicas baseadas em livros

  1. talkativebookworm disse:

    COMO ASSIM?

    TEM QUE TER ‘Moon over Bourbon Street’! Totalmente inspirada nas Crônicas Vampirescas da Anne Rice

    E vc trapaceou, disse que não ia incluiar ‘RPG metal’ no top!:D

  2. Cassy disse:

    Adorei a seleção. Principalmente pela parte Metal. Foi um artigo muito bem feito. Parabéns, o blog é ótimo. Pena que a Kate Bush acabou com a história de Wuthering Heigths: que música mais chata. Me lembro dessa música quando criança. Abraços.

    http://dragonmountbooks.wordpress.com/

    • Ana Carolina Silveira disse:

      Ah, eu gosto dessa música, a voz esganiçada dela e a dancinha são de matar, mas eu acho tão ruim, mas tão ruim, mas tão ruim que fica maravilhoso.

      E volte sempre! :)

  3. Fábio Rocha disse:

    Faltou Sunshine, Aerosmith… Brincadeirinha rrsrs

    A lista ta muito boa! Blind Guardian é muito bom, acompanho o trabalho deles faz um tempo rsrsr. A do Pet Sematary, Ramones, nunca tinha ouvido falar; ok, ok, podem me torturar rsrsrsr

  4. Bruno disse:

    Faltou A Revolta dos Dândis, heheh =P “Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem…”

    E as músicas de bandas evangélicas, elas também são baseadas em um livro!

  5. Alexandre disse:

    Realmente, não poderia ter faltado A Revolta dos Dândis!

    Mas entre Lord of the Rings e To Tame a Land, eu escolheria o segundo. To Tame a Land TINHA que entrar! Além do mais, se é por Kate Bush, eu colocaria “The Sensual World”, inspirada no capítulo final de Ulysses de James Joyce. ;)

  6. Flavio Moutinho disse:

    Por que só estrangeiros?
    O disco “Transfiguração”, do Cordel do fogo Encantado, é todo de músicas baseadas em livros. Por exemplo, a genial “Sobre as Folhas (O Barão nas Árvores)”, baseada no romance fantástico do Ítalo Calvino.
    Abraço!

  7. Luiz disse:

    Estou por fora dessas músicas todas que você citou aí.. acho que só conheço a banda Teatro Mágico, rsrs. Abçs

    http://www.200anosdepois.com.br

  8. Wendell disse:

    Eu ouvi uma versão cantada pelo Angra de Wuthering Heights, o que me fez odiar mais ainda a musica, e infelizmente eu moro no interior do Nordeste onde só rola forró e pagode, e adivinhe só ? Fizeram uma versão de Wuthering em forró . arrgh

    Mas eu colocaria a Revolta dos Dândis.
    Do Iron gosto de duas : Lord of the Flies e The Rime of the Ancient Mariner (se bem que essa última é baseada num poema e não num livro)
    E do Blind tem a clássica, que acho que todo mundo já ouviu falar a famigerada The Bard’s Song .

    Não sabia que a do Ramones tinha sido baseada num livro do King .
    Vivendo e aprendendo .

    • Ana Carolina Silveira disse:

      AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA QUE COISA HORRÍVEL :D :D :D :D

      E só dava para escolher uma do nerd-metal e Lord of the Rings me é muito mais marcante do que The Bard’s Song, mas se tiverem muitos pedidos faço um especial só do Blind Guardian :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 579 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: